Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
17
Julho
Juiz de Fora
Terça


 

Digite o conteúdo da pesquisa:


Tudo sobre o curso
28-06-2018
Arquitetura e Urbanismo

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo


O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, em correspondência às necessidades sociais.




Ao final do curso, o aluno se qualifica para trabalhar com projetos prediais, paisagísticos, design de interiores e planejamento urbano.




Isto, com base no entendimento dos processos e produtos envolvidos na construção do habitat humano e de uma visão histórico-crítica da realidade, enxergando-a como um processo em permanente mutação.




No mercado de trabalho, o arquiteto pode atuar no setor público, em empresas de arquitetura, construtoras, no setor educacional e de pesquisa, em organizações não governamentais ou como autônomo.




O profissional de Arquitetura e Urbanismo atua no desenvolvimento de projetos de edifícios, de urbanismo e de paisagismo e, ainda, em restauração de monumentos, em estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.


O que faz o arquiteto?


O arquiteto elabora planos e projetos associados à Arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias e analisando dados e informações.




O profissional de Arquitetura e Urbanismo fiscaliza e executa obras e serviços, desenvolve estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Pode prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão.




Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo


Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquitetura e Urbanismo tem seu conteúdo dividido em dois núcleos, além do Trabalho de Conclusão de Curso.




No Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação está inserida a base teórica necessária para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Esse núcleo será integrado por:




• Estética e História das Artes;




• Estudos Sociais e Econômicos;




• Estudos Ambientais;




• Desenho;




• Meios de Representação e Expressão.




Já o Núcleo de Conhecimentos Profissionais será composto por áreas do conhecimento destinadas à caracterização da identidade profissional. Esse eixo de ensino será constituído por:




• Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo;




• Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo;




• Planejamento Urbano e Regional;




• Tecnologia da Construção;




• Sistemas Estruturais;




• Conforto Ambiental;




• Técnicas Retrospectivas;




• Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;




• Topografia.




Os núcleos de conteúdos poderão conter atividades práticas e teóricas, individuais ou em equipe. Isto inclui aulas teóricas, conferências e palestras, produção em ateliê, viagens de estudos, visitas a canteiros de obras, pesquisas e atividades extracurriculares.


Onde o profissional pode trabalhar?


O trabalho do profissional de Arquitetura e Urbanismo é exercido em atividades econômicas como a da construção civil, de empresas imobiliárias, industriais e de serviços.




Desenvolve-se tanto de forma individual como em equipe especializada ou multidisciplinar. Pode exercer sua profissão na condição de empregado com carteira assinada ou como autônomo, com prestação de serviços.




Normalmente, o arquiteto é encontrado em empresas e escritórios de médio e grande porte do setor privado, em empresas e órgãos administrativos do setor público, em institutos de pesquisa e planejamento urbano, em instituições ligadas ao patrimônio histórico e na área ambiental.




Quais são as exigências do mercado de trabalho?


Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o arquiteto precisa estar regularmente inscrito no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).




É comum ocorrência de profissionais com cursos de especialização e/ou pós-graduação.


 

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 






Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
Barbosa Lima, 135- Centro
Juiz de Fora-MG 36.010-050
E-mail: jornaljfnomundo@gmail.com
Telefone: (32) 3213-0216 ou (32) 99967-8526
Expediente
17
Julho
Juiz de Fora