Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
19
Junho
Juiz de Fora
Terça


 

Digite o conteúdo da pesquisa:


Presidente da CIKFIA, Massa fala sobre planos para o kartismo internacional
06-06-2018
Fórmula 1
Atual mandatário da Comissão Internacional de Kart da FIA, brasileiro quer alinhar categoria ao redor do mundo: "Quero colocar todas as federações juntas para tentar simplificar diversos aspectos"

Mesmo após se aposentar da Fórmula 1, Felipe Massa não teve muito tempo para respirar. Nomeado como Presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA (CIKFIA), o brasileiro tem trabalhado para simplicar a principal categoria de acesso aqueles que desejam se tornar pilotos profissionais. Massa detalhou seus planos para o kartismo internacional em um evento da FIA nas Filipinas, nesta terça-feira.




- Primeiro de tudo, tenho a filosofia de tornar as coisas mais simples. Quero colocar todas as federações juntas para tentar simplificar diversos aspectos - porque temos muitas categorias e tipos de motores. Ter no Brasil, por exemplo, os mesmos motores e as mesmas categorias que temos na Ásia, para que os pilotos estejam preparados quando vierem para a Europa, pilotando com o mesmo piloto e usando o mesmo material em diferentes países. Ao meu ver sempre foi um pouco difícil de entender o porquê de tantas coisas diferentes no kart. Quero passar esta mensagem às federações, que precisamos estar unidos para simplificar as coisas - explica.


Felipe também ressaltou a importância do kart na formação de piloto, tendo em vista que, para o ex-piloto de F1, a categoria de acesso é a que mais se parece com a Fórmula 1 em diversos aspectos. O paulista também crê que hoje em dia, de seguindo o fenômeno Verstappen (que estreou na F1 aos 17) os pilotos tem muita pressa de chegar à categoria principal, o que não seria correto, já que muitas vezes, despreparados, sequer chegam na Fórmula 1.




- O kart é, na minha experiência, a melhor categoria para se compara à F1. É a que mais se aproxima em termos da sensação, da reação, da velocidade, da força G e da frenagem. Vemos muitos pilotos que pensam que precisam ir o mais rápido possível para categoria de monopostos, o que é errado. Eles precisam ir quando estiverem prontos. Vemos pilotos de 14, 15 anos já pensando em ir para os monopostos. Precisamos mostrar para eles e para os pais, que existe um tempo certo para isso. Vimos muitos pais mudarem a mentalidade depois que o Verstappen foi para F1 com 17 anos. Mas é necessário que isso aconteça no tempo certo. Quando a coisa é feita dessa forma e o piloto muda de categoria, ele estará muito mais pronto para vencer de cara - o que na verdade é o que te dá a possibilidade de chegar o mais rápido possível na F1 - afirma.






Com a atribuição da presidência da CIKFIA, Felipe passa a ter uma cadeira no Conselho Mundial da FIA, que rege as regras das categorias chanceladas pelo órgão. Massa Já havia sido indicado para representar o Brasil na FIA, por indicação do presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Além dele, outras 12 pessoas foram eleitas com base em indicações da Confederação Brasileira, entre eles o Dr. Dino Altmann, comandante da área de saúde e segurança da CBA, que agora se torna vice-presidente da Comissão Médica da Federação Internacional.

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 






Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
Barbosa Lima, 135- Centro
Juiz de Fora-MG 36.010-050
E-mail: jornaljfnomundo@gmail.com
Telefone: (32) 3213-0216 ou (32) 99967-8526
Expediente
19
Junho
Juiz de Fora