Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
17
Outubro
Juiz de Fora
Home   Brasil   Cidade   Copa do Mundo   Educação   Esportes   Eventos   Fórmula 1   Juiz de Fora: Minha Cidade   Mercado   Mundo   Política   Imóveis em Juiz de Fora  Contato

 

Governo publica exoneração de Romero Jucá no 'Diário Oficial'
24-05-2016
Política
Exoneração foi feita a pedido do ministro, que voltará ao Senado Federal. Em gravação, Jucá sugeriu 'pacto' para barrar a Lava Jato, segundo jornal.

O presidente em exercício Michel Temer exonerou o ministro do Planejamento, Romero Jucá. A exoneração foi publicada na edição desta terça-feira (24) do "Diário Oficial da União". Jucá é investigado na Lava Jato e em outro processo no Supremo Tribunal Federal (STF).


Ele foi exonerado a pedido após anunciar, nesta segunda (23), que iria se licenciar do cargo. Embora tenha anunciado "licença", Jucá disse que "tecnicamente" pediria exoneração porque voltará a exercer o mandato de senador por Roraima.


A saída de Jucá do governo ocorre um dia depois de o jornal "Folha de S.Paulo" divulgar conversa em que ele sugere um "pacto" para barrar a Lava Jato ao falar com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado (ouça trechos dos diálogos).


Machado negocia acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR) – que detém o áudio.


Antes de dizer que ia se licenciar, Jucá afirmou em entrevista coletiva que não devia "nada a ninguém" e não via "nenhum motivo para pedir afastamento". Disse também que o termo "estancar a sangria", usado na conversa com Machado, se referia à economia. O jornal publicou o áudio do diálogo e, horas depois, Jucá anunciou que deixaria o governo.


Na véspera, o presidente em exercício, Michel Temer, havia informado que o chefe da pasta ficaria "afastado" até que fossem esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa (leia nota abaixo).


Segundo o colunista do G1 e da GloboNews, Gerson Camarotti, essa solução foi uma "saída honrosa" porque, mesmo tendo anunciado que apenas se licenciaria do cargo, Jucá não voltará ao comando do Ministério do Planejamento, e o governo já procura um substituto.


Após o teor dos diálogos ser divulgado pela imprensa, a defesa de Jucá solicitou formalmente à PGR a íntegra das gravações de conversas que manteve com Sérgio Machado.


Além disso, a defesa de Jucá perguntou se foi determinada a abertura de investigação sobre o caso.


Nota à Imprensa


O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Romero Jucá, solicitou hoje afastamento de seu cargo, até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa.


Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da  retomada do crescimento da economia. Conto que Jucá continuará, neste período, auxiliando o Governo Federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política.


Michel Temer


Presidente da República em Exercício

 

Fotos

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 

Digite o conteúdo da pesquisa:





Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
RUA SANTA RITA, 396
36010-071 - Juiz de Fora - MG
E-mail: jornaljfnomundo@yahoo.com.br
Telefone: (32)3213-0216
Expediente
17
Outubro
Juiz de Fora