Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
20
Agosto
Juiz de Fora
Terça


 

Digite o conteúdo da pesquisa:


Dominante, Michael Schumacher venceu pela primeira vez em Mônaco há exatos 25 anos
15-05-2019
Fórmula 1
Em 1994, alemão conquistou pole position fantástica com a Benetton e liderou de ponta a ponta, em corrida que teve homenagem a Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no grid de largada

Uma nova era na Fórmula 1 começou há exatos 25 anos, no dia 15 de maio de 1994. Na primeira corrida realizada após a morte de Ayrton Senna, Michael Schumacher mostrou que era mesmo o sucessor do brasileiro como grande nome da categoria. Em Monte Carlo, o alemão da Benetton dominou o fim de semana de forma categórica e fez o chamado Grand Chelem, ou seja, fez a pole, venceu de ponta a ponta e ainda marcou a melhor volta da prova.




O clima em Mônaco ainda estava pesado devido aos acontecimentos de Imola, e ficou ainda mais tenso depois do acidente de Karl Wendlinger. Naqueles dias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou mudanças emergenciais para reduzir a velocidade dos carros. Na pista, porém, Schumacher estava imbatível e fez a pole position com 0s928 de vantagem sobre Mika Hakkinen (McLaren), com Gerhard Berger (Ferrari) em terceiro e Damon Hill (Williams) em quarto.


Brasileiros que restaram no grid após a morte de Senna, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello comandaram uma homenagem a Ayrton no grid ao segurar uma bandeira do Brasil com o rosto do tricampeão. Christian, com um ótimo desempenho de sua Arrows-Ford, ficou em sexto no grid, enquanto Rubinho, ainda se recuperando do acidente de Imola na sexta-feira, ficou apenas em 15º.




O grid de Mônaco por sinal, não teve nenhum piloto na primeira fila. Num tributo a Senna e Roland Ratzenberger, uma bandeira do Brasil e outra da Áustria foram pintadas em frente às posições de largada 1 e 2. Pole position, Schumacher foi posicionado no colchete de número 3, Hakkinen no 4, e assim sucessivamente até o 24º colocado. A Sauber, após o acidente de Wendlinger, retirou da disputa o outro carro, o de Heinz-Harald Frentzen.


Schumacher disparou na frente após a largada e ainda viu suas duas maiores ameaças ficarem pelo caminho logo. Na freada para a curva St.Devote, Damon Hill atropelou Mika Hakkinen, que abandonou ali mesmo. O inglês ainda chegou até a Curva do Cassino, mas estacionou sua Williams logo em seguida com a suspensão dianteira esquerda quebrada.




Com um desempenho impressionante, Schumacher logo abriu vantagem sobre Berger, enquanto Jean Alesi vinha pressionado por Christian Fittipaldi. Schumi e Berger tinham a mesma estratégia, de dois pit stops, e quando ambos pararam pela primeira vez para reabastecer, o alemão já tinha conseguido uma diferença de 17 segundos. Já Alesi e Christian tinham uma tática de apenas uma parada, e o brasileiro, apesar de mais rápido, não conseguia passar o francês. Este, com um ritmo mais lento, estava 35 segundos atrás de Schumacher quando o alemão fez o primeiro pit stop.






Schumacher manteve facilmente a liderança após sua parada, enquanto Berger caiu para quarto, atrás de Alesi e Fittipaldi. Os dois fizeram o único reabastecimento bem na metade da corrida, na 34ª volta, e o francês se manteve à frente do brasileiro. Os dois voltaram na quarta e quinta posições, atrás de Martin Brundle (McLaren), que tinha a programação de duas paradas e ainda teria de fazer um outro pit stop.




Alesi saiu da briga pelo pódio na volta 48 quando se enroscou com o retardatário David Brabham e precisou ir aos boxes para uma um pit stop extra para trocar a asa dianteira. Na mesma volta, Christian abandonou com o câmbio quebrado. Isso promoveu Andrea de Cesaris (Jordan) ao quarto lugar, enquanto Brundle levou a melhor sobre Berger e assumiu o segundo lugar com um excelente ritmo no segundo stint e um pit stop eficiente da McLaren.


Apesar de um enorme susto ao quase bater sozinho na St.Devote, Schumacher seguiu soberano na pista e terminou com 37 segundos de vantagem para Brundle, enquanto Berger se arrastou nas voltas finais para acabar 1m16 atrás do alemão. De Cesaris conseguiu um ótimo quarto lugar, à frente de Alesi e Michele Alboreto, que, com a Minardi, marcou o último ponto de sua carreira.




Foi a primeira de cinco vitórias de Schumacher em Monte Carlo, o que lhe permitiu empatar com Graham Hill como o segundo maior vencedor no Principado. Mas o Rei de Mônaco até hoje se chama Ayrton Senna da Silva.

 

Fotos

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 






Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
Barbosa Lima, 135- Centro
Juiz de Fora-MG 36.010-050
E-mail: paula.jf@hotmail.com
Telefone: (32) 3213-0216 ou (32) 99967-8526
Expediente
20
Agosto
Juiz de Fora