Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
22
Maio
Juiz de Fora
Terça


 

Digite o conteúdo da pesquisa:


Bottas lidera primeiro treino em Barcelona; Kubica volta com penúltimo lugar
11-05-2018
Fórmula 1
Em atividade marcada por muitas escapadas e batida de Ricciardo, Mercedes faz dobradinha, com Vettel em terceiro; polonês sofre com péssimo carro da Williams e chega a rodar na pista

Bottas lidera primeiro treino em Barcelona; Kubica volta com penúltimo lugar


A Mercedes dominou com facilidade o primeiro treino livre da quinta etapa do Mundial de Fórmula 1, na Espanha. Valtteri Bottas liderou praticamente toda a sessão e marcou o tempo de 1m18s148 na sua melhor volta, superando o companheiro de equipe Lewis Hamilton em 0s8.


Mais significativo do que a dobradinha foi o fato de os dois carros da Mercedes terem usado os pneus macios, o segundo na escala de aderência do fim de semana, para marcarem os melhores tempos. Já a Ferrari, que ficou em terceiro e quinto lugares, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, utilizou os compostos supermacios, os mais moles da etapa.


A RBR teve um treino razoável e ficou em quarto lugar com Max Verstappen e sétimo com Daniel Ricciardo, que abandonou a prática a 50 minutos do fim após dar uma escapada. Fernando Alonso, em sexto, Romain Grosjean, em oitavo, Stoffel Vandoorne, em nono, e Pierre Gasly, em décimo, completaram o Top 10 deste primeiro treino.


Resultado do primeiro treino livre na Espanha (Foto: Reprodução/rede social)


Novidades nos carros


O primeiro treino livre em Barcelona foi a primeira atividade das equipes com seus carros tendo significativas modificações aerodinâmicas, uma tradição da corrida espanhola. Dentre as novidades apresentadas, duas se destacaram, na Ferrari e na McLaren.


Vettel acelera Ferrari com mudanças no Halo em Barcelona (Foto: Getty Images)


A Ferrari acoplou os espelhos retrovisores no Halo, aproveitando permissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), além de implantar apêndices aerodinâmicos no local. Já a McLaren teve uma revisão extensa em seu modelo MCL33. Chamou a atenção a dianteira do carro, com a asa dianteira tendo um perfil de muitas aletas, e um bico com protuberâncias e orifícios que já ganharam o apelido de Peppa Pig, a porquinha personagem de desenho animado.


Alonso com a McLaren de bico "Peppa Pig" em Barcelona (Foto: Reuters)


No caso da Ferrari, por enquanto não houve ganho com as modificações aerodinâmicas, pois, apesar do terceiro lugar de Vettel, a dupla de Maranello ficou muito longe do ritmo das Mercedes. Já na McLaren, neste primeiro momento houve evolução, com Alonso se intrometendo entre os pilotos da RBR e Vandoorne também ficando entre os dez primeiros.


Kubica pilota Williams no primeiro treino em Barcelona (Foto: Divulgação)


Kubica volta, mas carro não ajuda...


Uma das atrações do treino foi a volta de Robert Kubica a uma atividade oficial de pista depois de sete anos e meio. Reserva na Williams, o polonês, que quase perdeu o braço direito num acidente de rali em 2011 e passou por longa recuperação, fez a primeira de três sessões livres em fins de semana na temporada. E, se a Williams queria uma terceira opinião sobre o modelo FW41, deve ouvir um monte de Kubica depois do treino...


O polonês sempre ficou nas últimas posições, com um carro escapando de frente e saindo de traseira constantemente. Kubica ainda deu uma rodada no setor 3, mas conseguiu voltar à atividade. Robert terminou o treino em 19º lugar, enquanto seu companheiro Lance Stroll foi o 20º e último colocado após abandonar o treino numa escapada - o carro ficou preso na caixa de brita.


Vettel dá uma escapada no treino livre em Barcelona (Foto: Reuters)


Escapadas à vontade; Ricciardo bate


Com o forte vento e a pista muito longe da aderência ideal, o treino teve diversas escapadas. Além de Kubica e Stroll, também passearam nas áreas de escape de asfalto e brita Sergio Perez, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel, Marcus Ericsson, Brendon Hartley, Max Verstappen, Romain Grosjean e Kimi Raikkonen.


Já Daniel Ricciardo, numa rara bobagem, perdeu a frente do carro na curva 4, passou reto e bateu de leve na proteção de pneus. Apesar de o carro não ter sofrido danos importantes, o piloto da RBR teve de abandonar o treino, já que ficou preso na caixa de brita. Ricciardo perdeu 50 minutos da atividade e voltou a pé para os boxes, inclusive pulando a roleta de entrada do paddock - estava sem credencial, claro...


Magnussen apronta de novo


O dinamarquês Kevin Magnussen voltou a aprontar das suas este ano. Depois de ser chamado por Pierre Gasly de piloto mais perigoso com quem ele já correu, o piloto da Haas, que acumula sete pontos na carteira por infrações, deu uma senhora trancada em Charles Leclerc no fim do treino no retão, a mais de 320 km/h.


Irritado, o monegasco reclamou pelo rádio e, muito provavelmente Magnussen será chamado pelos comissários para dar explicações. Será que vem mais punição por aí?


Gafe na hashtag, FOM?


Como acontece em toda corrida, a Formula One Management, responsável por promover a F1, adota uma hashtag para os internautas interagirem nas redes sociais da categoria. Mas os responsáveis desta vez cometeram uma gafe ao pintar no asfalto do pit lane a hashtag #SPAINISHGP, com o uso equivocado da letra "I" no que deveria ser a palavra "spanish" ("espanhol", em português).


Curiosamente nas redes sociais da Fórmula 1, a hashtag "SPANISHGP" foi escrita corretamente. Resta saber se algum desavisado no autódromo ou telespectador deu com os burros n água ao escrever a hashtag errada em suas redes sociais...


O segundo treino livre para o GP da Espanha será disputado às 10h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV2. Acompanhe a atividade em tempo real no GloboEsporte.com.


HORARIOS CIRCUITOS F1 2018 GP Espanha (Foto: infoesporte)

 

Fotos

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 






Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
Barbosa Lima, 135- Centro
Juiz de Fora-MG 36.010-050
E-mail: jornaljfnomundo@gmail.com
Telefone: (32) 3213-0216 ou (32) 99967-8526
Expediente
22
Maio
Juiz de Fora