Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
16
Julho
Juiz de Fora
Terça


 

Digite o conteúdo da pesquisa:


Boletim aponta que Juiz de Fora chega a 7 mortes por dengue confirmadas e 6 em investigação; veja situação da Zona da Mata e Vertentes
19-06-2019
Saúde
Mais de 22 municípios das regiões registraram casos prováveis da doença na última semana.

Juiz de Fora chegou a sete mortes confirmadas e seis em investigação por dengue. Os novos dados foram divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado nesta terça-feira (18), e pela Secretaria Municipal de Saúde.




Além da cidade, outras 22 da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram 63 casos prováveis de dengue na última semana. A SES-MG considera como casos prováveis a soma entre suspeitos e confirmados.




Os registros são referentes aos municípios de: Astolfo Dutra (1), Cataguases (3), Dona Euzébia (2), Eugenópolis (3), Guiricema (1), Laranjal (1), Leopoldina (2), Lima Duarte (1), Mar de Espanha (1), Muriaé (2), Recreio (1), Rio Novo (1), Rio Pomba (4), Santa Cruz de Minas (1), São João del Rei (9), São João Nepomuceno (3), Senador Cortes (1), Tabuleiro (2), Tocantins (1), Ubá (7), Viçosa (4) e Visconde do Rio Branco (12).




Juiz de Fora


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as novas mortes foram de uma idosa, de 79 anos, do Bairro Benfica, que tinha hipertensão; uma jovem, de 28 anos, do Bairro Eldorado; e uma idosa, de 78 anos, do Bairro Nova Era, que tinha diabetes.




De acordo com o boletim, Juiz de Fora é a única cidade da Zona da Mata com óbitos entre os 77 registrados no Estado. A Secretaria Municipal de Saúde também informou que outras quatro mortes por suspeita da doença foram registradas nos últimos dias. Com isso, seis mortes seguem em investigação.






As duas primeiras mortes no município haviam sido divulgadas no boletim divulgado no dia 28 de maio. Outras duas foram confirmadas no boletim divulgado no dia 11 de junho.




Mortes em investigação




A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nos últimos dias, o Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu mais quatro notificações por suspeita de morte por dengue, confira abaixo:




um idoso, de 61 anos, morador do Bairro Progresso, que tinha diabetes, doença autoimune e melanoma com metástases;


uma idosa, de 85 anos, moradora do Bairro Manoel Honório, que sofria de hipertensão arterial, doença renal crônica e amputação de ambos os membros inferiores;


uma idosa, de 87 anos, moradora do Cascatinha que sofria de hipertensão arterial, demência e cardiopatia crônica;


um idoso, 63 anos, morador do Bairro Santa Helena, que possuía hipertensão arterial grave e fazia uso contínuo de medicamentos.


Os casos suspeitos foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para descartar ou comprovar os casos por meio de exames mais complexos, como o de sorologia. Com as novas notificações, são 13 casos de mortes suspeitas por dengue em Juiz de Fora, sendo sete confirmadas até esta terça e seis ainda em investigação.




Incidência


Em relação à incidência, São João Nepomuceno segue no primeiro lugar na região com índice de 7.011.27.




A estratificação dos valores utilizados pela SES-MG contribui para avaliação, planejamento e orientação das medidas de controle vetorial e ações de vigilância em saúde.




incidência baixa: menos de 100 casos prováveis por 100.000 habitantes;


incidência média: 100 a 299 casos prováveis por 100.000 habitantes;


incidência alta: de 300 a 499 casos prováveis por 100.000 habitantes;


incidência muito alta: mais de 500 casos prováveis por 100.000 habitantes.


De acordo com o boletim do Estado, a taxa de incidência estima risco de ocorrência da dengue em uma determinada população em intervalo de tempo também determinado e a população exposta ao risco de adquirir a doença.


Chikungunya e zika


No estado foram 2.435 casos prováveis de chikungunya. Na última semana na Zona da Mata, a cidade de Barbacena, Prado e Recreio registraram um caso. Já o município de Ubá, dois.




Já sobre a zika, Minas Gerais contabiliza 1.193 casos prováveis no ano. Na região, nenhuma cidade registrou novas ocorrências.

 

Comentários
Todos os comentário são validados.
Seus comentários serão exibidos somente após a validação.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Desejo receber notícias.
 

 






Links úteis
Globo Imóbeis Ltda

 




Jornal JF no mundo
Notícias de Juiz de Fora e do mundo
Barbosa Lima, 135- Centro
Juiz de Fora-MG 36.010-050
E-mail: paula.jf@hotmail.com
Telefone: (32) 3213-0216 ou (32) 99967-8526
Expediente
16
Julho
Juiz de Fora